O que é esporte?

por Diogo de Barros Souza

O esporte é considerado o fenômeno sócio-cultural mais importante do final do século XX, decorrente do número de praticantes e a quantidade cada vez maior de espaço ocupado pelo esporte na mídia. Além disso, a um interesse muito grande pelos acontecimentos esportivos por parte dos não praticantes também.

No mundo todo o esporte movimenta milhões de dólares, existindo até uma ciência esportiva, com tecnologia, ganhando espaço e terreno em termos científicos. O esporte mantém ainda nítidas ligações com diversas áreas importantes para humanidade, como a saúde, educação e o turismo que proporciona a ele uma característica interdisciplinar.

O termo esporte surgiu no século XIV, quando os marinheiros usavam expressões do tipo fazer esporte, “desportar-se” ou sair do porto para explicar suas atividades que envolviam habilidades físicas. Hoje em dia, existem diversos termos que definem o esporte e também muitas interpretações da palavra esporte.

Esporte é superação, entretenimento, diversão, paixão, movimento, acontecimento, experiência, prazer, participação, vitória, derrota, disciplina, respeito, lealdade, dignidade, determinação, honestidade, igualdade, compromisso, responsabilidade, paz e amor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *