Assistindo a um jogo de Hóquei no Gelo nos EUA

Recentemente, tive a oportunidade de assistir bem de pertinho jogos de alguns esportes americanos, NHL (Liga Nacional de Hóquei no Gelo) e NBA (Liga Nacional de Basquete). Neste post, vou escrever sobre o esporte de hóquei no gelo e a minha experiência na partida entre Tampa Bay Lightning x Columbus Blue Jacket. O próximo post será sobre o basquete.

O Esporte

– O hóquei no gelo é um esporte olímpico (Olimpíada de Inverno), praticado numa pista de gelo entre duas equipes de seis jogadores, sendo um deles o goleiro;
– O objetivo do jogo é fazer com que o disco seja colocado na baliza (gol) do adversário. Um gol equivale a um ponto;
– A NHL é a liga principal do esporte nos Estados Unidos e a mais famosa do mundo;
– A pista de hóquei no gelo mede 60m de comprimento por 30m de largura e tem cantos arredondados. Duas linhas azuis delimitam as zonas defensiva, neutra e de ataque, que servem para indicar as regras de impedimento;

Pista de hóquei no gelo

– A partida é dividida em três tempos de 20 minutos, com intervalos de 15 minutos entre cada etapa;
– Os gols são marcados quando o puck, nome dado ao disco de borracha vulcanizada, atravessa completamente a linha do gol após ser tocada pelo stick, como é chamado o taco;
– É obrigatório o uso de capacete, protetor facial, joelheira, cotoveleira, ombreira, caneleira, além dos patins. O goleiro costuma usar ainda mais coberturas de proteção do que os atletas de linha;
– Os patins são feitos de couro e lâminas de aço, enquanto os tacos podem ser feitos de madeira, alumínio ou grafite;
– Aqui no Brasil, os jogos são transmitidos na ESPN.


Amalie Arena

O ginásio é mais conhecido por ser a casa do Tampa Bay Lightning, time de hóquei no gelo da NHL. Inaugurado em 1996, continua moderno e bonito, tem capacidade para 19.500 torcedores. Realiza shows e outros eventos também.

Chegar ao Amalie Arena é bem tranquilo. O meu trajeto foi de Orlando até Tampa Bay e durou cerca de 1h20m, na ida e na volta. A sinalização durante todo o caminho é excelente e com auxílio do GPS, você encontra o destino facilmente. Programe-se para chegar até 2h antes do início da partida, assim você pode estacionar o carro com tranquilidade, visitar a loja e curtir as atrações do pré-jogo.

Entrada da Amalie Arena
Área externa (Fan fest) da Amalie Arena
Mega telão da Amalie Arena

Atrações

Prepare-se para acompanhar diversas atrações no pré, durante e pós-jogo do Tampa Bay Lightning. A diversão é garantida já dentro da área de fan fest do Amalie Arena, com diversas brincadeiras valendo brindes antes da partida, tudo para interagir com os torcedores.

Brincadeiras pré-jogo
Ação da rádio local

Durante os intervalos não é diferente, o locutor sempre muito bem humorado consegue entreter o público com brincadeiras e desafios, seja na arquibancada ou na quadra de jogo. A maioria das ações são patrocinadas e o mega telão de 4 lados mostra tudo que está acontecendo o tempo inteiro. Você fica cerca de 3h30m no ginásio, e não percebe o tempo passar. Uma verdadeira aula de entretenimento.

Jogo entre crianças, durante um dos intervalos da partida

Após a partida, ainda é possível continuar curtindo um pouco mais, no bar localizado na área superior da arena, que tem uma vista fantástica.

Vista do bar localizado no piso superior da Amalie Arena

Tampa Bay Lightning x Columbus Blue Jacket, Amalie Arena, 04 de novembro de 2017, 19h

A entrada do meu setor foi liberada às 18h, com uma apresentação do mascote Thunder Bug do Tampa Bay Lightning, cheerleaders e um pequeno torcedor. A fila de passagem pela revista foi muita rápida, cerca de 10 minutos. Logo na entrada recebi um souvenir gratuitamente, em comemoração ao título da Stanley Cup, da temporada 2003-2004. Lá dentro existem várias lanchonetes, lojinhas e banheiros localizados estrategicamente em cada setor do ginásio.

Fiquei realmente impressionado com o esporte, e na minha primeira vez assistindo a um jogo de hóquei no gelo, tive a oportunidade de presenciar um grande duelo, com direito a prorrogação (overtime) e shootout (pênaltis). As duas equipes fazem boas campanhas na temporada 2017-2018, para se ter uma ideia, o Lightning era o líder da Conferência Leste e Divisão Atlântico naquele momento.

A atmosfera do Amalie Arena é simplesmente sensacional, com os torcedores incentivando muito a equipe o tempo inteiro. O ginásio possui um gerador de relâmpagos, assim, toda vez que o Lightning entra na quadra ou sai gol da equipe, relampeja lá dentro.

O jogo terminou com o placar de 5 x 4 para o Tampa Bay Lightning, decidido no shootout, a penalidade máxima do hóquei no gelo.

Assista aos melhores momentos da partida.

Dicas rápidas

Chegue cedo – Cheguei cerca de 4h antes da partida, o jogo estava marcado para iniciar às 19h, então aproveitei para conhecer um pouco da cidade de Tampa Bay, que por sinal é bem interessante, estacionar o carro com tranquilidade, comer alguma coisa, visitar a loja e curtir as atrações do pré-jogo.

Ingressos – Comprei o meu ingresso no site superingressos.com, mas é possível comprar também pelo site nhl.com ingressos para qualquer partida. As informações disponíveis são bem completas em ambos os sites. O valor do meu ingresso foi de $28.00 dólares + $7.00 dólares de taxa, para uma localização bem legal na Amalie Arena – Seção 328 / Fileira L / Assento 11. Eles são enviados digitalmente para o seu e-mail, basta apenas apresentar o smartphone com o arquivo ou a impressão dos ingressos na entrada do ginásio.

Visão da Seção 328 / Fileira L / Assento 11 – Amalie Arena

Estacionamento – Existem diversos estacionamentos ao redor da Amalie Arena, alguns são divididos por cores e preços diferenciados, de acordo com a proximidade do ginásio. A melhor opção é o Convention Center Garage, fica bem próximo do ginásio com um valor justo. Paguei $9.50 pela diária de estacionamento.

Comes e bebes – Como cheguei cedo, optei por comer em algum restaurante em torno do ginásio. Existem diversas opções bem bacanas, resolvi ir à Precinct Pizzaria, porque os valores estavam mais interessantes, $24.00 dólares + taxa foi o preço de uma pizza gigante.

THE LT. BLT da Precinct Pizzaria

No ginásio, comprei apenas uma garrafa de Sprite 500 ml, por $6 dólares + taxa, que por sinal foi muito cara. No Convention Center Garage tem uma máquina de bebidas ao lado do caixa automático para pagamento do ticket de estacionamento, o valor da mesma garrafa de Sprite é de $1.25 dólares. Mas, isso eu só fui descobrir na hora de ir embora.

Souvenirs e lembrancinhas – A loja do Amalie Arena oferece diversas opções com preços bem variados. Dá pra encontrar algo com um preço razoável para guardar como recordação. Por exemplo, comprei o disco personalizado do Tampa Bay Lightning, que custou $6.00 doláres + taxa.

Loja oficial do Tampa Bay Lightning na Amalie Arena
Discos com os escudos do Tampa Bay Lightning e Columbus Blue Jacket

É bom levar – A temperatura cai um pouco dentro do ginásio, então é bom levar um agasalho.

Evite – Para não complicar e atrasar a entrada do ginásio, evite levar mochilas, sacolas grandes, garrafas, etc. Leve apenas o que for necessário para assistir ao jogo.

Acompanho os esportes americanos desde a minha infância, através das transmissões da TV Bandeirantes. A experiência de assistir a um jogo desses ao vivo, só fez a minha admiração crescer. Valeu muito a pena assistir a um jogo de hóquei no gelo!

Let’s Go Bolts!